As relações de trabalho sofreram muitas modificações nos últimos dois anos devido à pandemia e as empresas precisaram se adaptar para manter o funcionamento dos negócios. É inegável que as necessidades impostas naquele momento, anteciparam tendências e trouxeram muitos avanços, além de um protagonismo aos profissionais de RH e às lideranças que tiveram a responsabilidade de gerir todo esse processo de transformação digital dentro das organizações.
Diante desse cenário, intensificou também a busca pela digitalização da área de Gestão de Pessoas a fim de obter benefícios como maior agilidade e assertividade, produtividade e mobilidade, engajamento dos colaboradores, decisões baseadas em dados e segurança das informações, tornando possível não só o modelo de trabalho presencial, mas também à distância ou híbrido.
Deixar de seguir padrões de uma gestão tradicional e operacional para uma mais estratégica e digital se tornou indispensável. Agora, automatizar processos, simplificar a rotina das pessoas e integrar diversos sistemas como recrutamento e seleção, gestão de benefícios, folha de pagamento, controle de ponto e avaliação de desempenho, não são mais projetos futuros e sim prioridades.
Segundo pesquisa encomendada pela Microsoft à agência Edelman, realizada com mais de 500 empresas de pequeno e médio porte, 78% dos entrevistados apontaram a adoção de novas tecnologias como a mudança mais fácil para a recuperação econômica após a pandemia. Portanto, encarar os desafios da transformação digital é fundamental para gerar vantagem competitiva no mercado.
Mas como o RH pode se tornar inovador e ser o propulsor dessa transformação nas organizações? Entender que essas mudanças podem começar aos poucos, de forma simples e evolutiva, é o primeiro passo. Afinal: quais ferramentas e soluções podem ajudar a evitar problemas comuns de gestão enfrentados hoje, como queda de produtividade, retrabalho, rotinas cansativas e atividades manuais? A virada de chave é pensar a tecnologia como aliada, capaz de se adaptar a diferentes realidades e impulsionar o crescimento do negócio de forma estratégica e com foco nas pessoas.
3 ferramentas indispensáveis para o setor de RH avançar na automação de processos
Folha de Pagamento na nuvem
Implementar uma solução de folha de pagamento na nuvem é indispensável para empresas que estão no caminho da transformação digital. Ela possibilita mais segurança e flexibilidade para a criação de cálculos e regras, que são demandas básicas do RH, além da rápida adaptabilidade às mudanças da legislação. Outras vantagens são: confiabilidade das informações, economia de tempo e alto desempenho no processamento de rotinas, seja uma empresa com 100, 1.000 ou mais colaboradores.
Aplicativo de Autoatendimento
Com um portal e aplicativo de autoatendimento de RH, é possível desafogar a área de gestão de pessoas das atividades operacionais, dando autonomia ao próprio colaborador em conseguir extrair suas informações de qualquer lugar, em tempo real e de acordo com as suas necessidades.
O Gen.te Agrega – Autoatendimento da LG lugar de gente é um exemplo de solução que permite ao colaborador solicitar férias, consultar demonstrativo de pagamento e informe de rendimentos, acompanhar atividades pendentes como treinamentos não realizados, avaliações não respondidas, comunicados, pesquisas e enquetes. Tudo isso de forma prática e ágil.
Ponto Digital
Com as diversas transformações no mercado e nos formatos de trabalho, como presencial, à distância ou híbrido, a utilização do controle de ponto digital também se tornou uma opção simples e efetiva para facilitar a rotina do RH e de gestores para monitorar a frequência e os horários dos colaboradores.
A ferramenta Gen.te Monitora – Ponto, por exemplo, garante mais automação e menos burocracia para o processo, já que possibilita comprovar as horas trabalhadas. Além disso, facilita o cumprimento da lei, evita possíveis sanções e diminui custos operacionais.
RH Digital para qualquer negócio
Entendendo o impacto das soluções listadas acima para o crescimento de qualquer negócio e percebendo o aumento das demandas de pequenas e médias empresas por inovação, a LG lugar de gente, especializada em soluções tecnológicas para RH, traz para o mercado a LG Simplifica, plataforma digital que otimiza a gestão de pessoas desse nicho de mercado de ponta a ponta.
“A nova oferta simplificada atende pilares importantes da organização, entre eles: recrutar, remunerar, monitorar, engajar, gerenciar e treinar, com soluções que vão da Folha de Pagamento a Gestão de Desempenho e Desenvolvimento”, explica Viviane Lacerda, Diretora de Operações na LG lugar de gente.
O objetivo é descomplicar o dia a dia do RH, durante todo a jornada do colaborador na empresa, por meio de uma única plataforma totalmente integrada, que permite uma visão unificada dos processos de gestão de pessoas com um investimento acessível.
“Com o apoio das soluções, a empresa pode começar de onde está e com os recursos que possui, evoluindo aos poucos, pois a oferta é totalmente adaptável às demandas das PMEs. Queremos apoiar e contribuir com o crescimento dessas organizações”, reforça Viviane, que já acompanha a transformação digital de diversas PMEs no Brasil.
Fonte: Mundo RH