Por: Ana Luzia Rodrigues
O CNAE é sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é uma ferramenta utilizada pelos órgãos oficiais do Brasil para identificar as atividades econômicas atreladas a um determinado CNPJ.
Ou seja, trata-se de um código, criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que identifica e padroniza todas as atividades econômicas realizadas no país. Isso significa que qualquer organização, privada ou pública, com ou sem fins lucrativos e de qualquer porte, precisa de um.
A lista de códigos CNAE é muito grande, uma vez que são muitas as atividades econômicas que podem ser exercidas no país. Além disso, o seu código compõe-se pela combinação de 7 números, que são a junção das seções, divisões, grupos, classes e subclasses.
Essas, por sua vez, se dividem da seguinte maneira:
* Seções: total de 21 e correspondem ao primeiro número do CNAE;
* Divisões: total de 87 e correspondem ao segundo número do CNAE;
* Grupos: total de 285 e correspondem ao terceiro número do CNAE;
* Classes: total de 672 e correspondem ao quarto número do CNAE e ao dígito verificador;
* Subclasses: total de 1.318 e correspondem aos dois últimos números do CNAE após o dígito verificador.
Qual é a importância da CNAE?
Para o empreendedor, a CNAE é importante para descrever corretamente as atividades econômicas da sua empresa às instituições governamentais, evitando, assim, problemas relacionados a impostos e dados empresariais.
Caso a classificação da sua empresa não ocorra corretamente, ela não pagará os impostos mais adequados às atividades que realiza e poderá ser considerada irregular, o que resultará no recebimento de multas ou até mesmo processos.
Para o Estado, a classificação ajuda na categorização das empresas em atividades específicas, o que acaba facilitando a cobrança de impostos e identificação de fraudes, além de descomplicar outras ações ligadas à regulação das organizações brasileiras.
Como escolher o CNAE de uma empresa?
Conforme explicação anterior, as classificações de atividades do CNAE organizam-se em seções, divisões, grupos, classes e subclasses. Veja que:
* As seções organizam-se por letras do alfabeto e indicam a área em que a empresa atua;
* Já o nível Divisão funciona como um filtro, que ajuda a classificar a atividade, ainda, de maneira geral;
* As classes e as subclasses indicam o tipo de produto ou serviço que a empresa realmente comercializa.
No site do IBGE (https://cnae.ibge.gov.br/) é possível pesquisar em cada seção, divisão, grupo, classe e subclasse.
Há a possibilidade de clicar nas seções, divisões, classes e subclasses na aba “Estrutura” até encontrar códigos ideais ou pesquisar pela palavra-chave em “Atividade”. Além disso, no site também pode tirar dúvidas.
Fonte: Jornal Contábil