Por: Loyane Lapa
Dentro de um cenário de muita competitividade, é comum que você, empreendedor, pense somente no seu negócio. Mas, uma forma de se destacar no mercado é apostar em parcerias estratégicas com outros empreendimentos.
Há um ditado muito utilizado de que “uma mão lava a outra” e por que não aplicá-la nos negócios? Essa é uma ótima forma de unir forças, atingir resultados positivos e se destacar de outras pequenas e médias empresas.
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No entanto, é muito comum que empreendedores firmem essas parcerias e, depois de algum tempo, elas deem errado. Isso porque, muitos pensam que as parcerias estratégicas devem focar apenas no lucro.
Só que, na verdade, esse foco precisa ser em quem consome seu produto. Ou seja, o seu cliente. Por isso, é importante estabelecer parcerias com empresas que possuam a ver com a sua marca e principalmente com o produto que você comercializa.
Nesse sentido, é necessário exercitar uma visão ampliada do seu nicho e pensar um pouco fora da caixa. Além de analisar outros produtos que podem se relacionar com aquilo que você produz de melhor, e assim, firmar suas parcerias estratégicas.
Para entender melhor como funciona esse cenário de exercitar a sua mente e pensar fora do contexto de atuação da sua empresa, é preciso realizar um exercício de empatia e alteridade.
Entenda mais sobre os significados abaixo:
* Empatia: apesar de ser uma palavra da “moda”, a empatia acontece justamente quando você se coloca no lugar do outro. Então é muito importante se colocar no lugar do consumidor e entender o que ele precisa ao adquirir seu produto ou serviço;
* Alteridade: um pouco menos conhecido, a alteridade é um conceito da psicologia que procura entender as diferenças do outro. Ou seja, mesmo que você realize um exercício de empatia, é necessário entender que somos diferentes. Então o que satisfaz uma pessoa, pode não satisfazer outra e vice versa.
Apesar de possuírem significados parecidos, esses dois conceitos se complementam. E servem como um grande guia para aliar outras empresas e assim criar parcerias estratégicas.
Ao reconhecer aquilo que pode ou não funcionar para o seu negócio, é possível estabelecer seus pontos fracos. E é a partir desses pontos fracos que encontramos brechas para que empresas fortes nessas fraquezas atuem e funcionem como um elo nessa parceria.
Por que realizar uma parceria?
Antes de tudo, uma parceria entre negócios funciona como uma estratégia comum para conquistar mais clientes. Como uma estratégia de marketing, por exemplo.
Mas não se esqueça que essa parceria estratégica deve ser pensada no consumidor para que ela funcione de forma efetiva. Assim, é possível se tornar referência e oferecer seus produtos e serviços com excelência para outras pessoas.
Um outro motivo para fortalecer a ideia de que todo negócio precisa ter uma parceria estratégica, está exatamente na confiabilidade. Afinal, quando um consumidor confia em você e naquilo que você oferece, você se torna autoridade e fideliza sua clientela.
Por isso, é extremamente importante que além de oferecer um produto que faça sentido ao consumidor, você priorize estabelecer parcerias com empreendedores confiáveis. Afinal, caso algo dê errado é a sua imagem quem sai prejudicada nessa situação.
Priorize também empreendedores que pensem de maneira semelhante ao que você pensa. Como resultado, você terá metas semelhantes, objetivos parecidos e a compatibilidade a seu favor.
Portanto, é fundamental ter em mente que a prioridade nessa parceria é justamente o consumidor. Então, não foque inicialmente nos lucros que essa atividade pode trazer a você. Às vezes, essas estratégias demoram a engatar. Mas garantimos: elas dão certo. Acredite!
Fonte: Terra / Estadão