Por: Danielle Ruas
Os donos de pequenos negócios estão cada vez mais procurando inovar nas suas
empresas. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos atendimentos
realizados pela instituição, meio milhão de empresas buscaram apoio para
desenvolver ações inovadoras nos seus estabelecimentos, em 2021. Esse número é
75% superior ao detectado em 2019, quando foram atendidas 301,8 mil empresas
com esse mesmo objetivo.
“A pandemia mostrou para os empreendedores que inovação não é um tema apenas
para as médias e grandes corporações, ou algo restrito ao universo das empresas
de base tecnológica. Os microempreendedores individuais e donos de micro e
pequenas empresas também podem inovar”, pontua o presidente do Sebrae, Carlos
Melles. Ele destaca ainda que inovar vai além da digitalização e que mudanças
no processo produtivo ou na gestão, também são formas diferentes de inovação
que podem aumentar a competitividade do negócio, reduzir custos e aumentar
faturamento. Os serviços mais procurados pelos empreendedores junto ao Sebrae,
no ano passado, confirmam a afirmação de Melles. Em 2021, 155,5 mil donos de
pequenos negócios procuraram o Sebrae para realizar ações de inovação em
marketing e vendas; 118,3 mil buscavam soluções para inovar a gestão da
empresa; 67,7 mil para os processos; 55,6 mil para melhorar as finanças; 30,7
mil desejavam lançar novos produtos e serviços e outros 15 mil planejavam
realizar a transformação nas suas empresas.
Atendimentos
Em 2021, o Sebrae realizou 17,4 milhões de atendimentos para pessoas
físicas que pretendiam abrir um negócio ou donos de micro e pequenas empresas.
Esse número representou um crescimento de 46% sobre o total de atendimentos
feitos pela instituição em 2020. Já o número de clientes atendidos registrou um
incremento de 24% no mesmo período. No ano passado o Sebrae alcançou a marca de
7,8 milhões de empresários ou potenciais empreendedores assistidos.
A intensificação do ambiente digital, verificada desde a chegada da pandemia de
Covid-19, também se refletiu nos atendimentos feitos pelo Sebrae. Em 2019, 38%
dos atendimentos realizados pela instituição aconteceram por meio de
plataformas digitais. Em 2021, essa participação cresceu para aproximadamente
69%. “Além da pandemia ter forçado as empresas a se digitalizarem, ela também
provocou uma mudança no sistema Sebrae para permitir que pudéssemos continuar
atendendo os donos de pequenos negócios, mesmo com as medidas de lockdown.
Digitalizamos os nossos processos, cursos, consultorias e procuramos atualizar
semanalmente o nosso portal, seja com o lançamento de novas funcionalidades ou
capacitações”, esclarece o presidente do Sebrae. Carlos Melles ressalta ainda
que apesar do significativo crescimento do volume de atendimentos e de
empreendedores atendidos, a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição
continuou sendo bem avaliada pelos usuários. “A nossa avaliação positiva
cresceu quase 20% entre o ano passado e 2020”, comentou.
9º Congresso de Inovação
O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria realizam nos próximos dias
9 e 10 de março a 9ª edição do Congresso de Inovação da Indústria, um dos
maiores eventos do gênero na América Latina. O evento tem o objetivo de promover
debates sobre como criar um mundo mais sustentável, tendo a inovação e a
educação como motores de transformação e fazer da agenda de inovação uma
estratégia de país.
Esta edição do Congresso vai acontecer em formato híbrido, em São Paulo (SP),
devido à pandemia da Covid-19. Com isso, haverá oportunidade para que pessoas
em todo o mundo assistam à programação por meio de uma plataforma com
capacidade para mais de 15 mil acessos simultâneos. Para participar, é preciso
fazer a inscrição no site do evento.
Fonte: Portal Dedução