Pessoas que resolveram empreender em 2023 e já estão realizando seu plano de negócios para o segundo semestre do ano, podem contar com algumas ferramentas digitais para ajudar no crescimento da empresa no ambiente online. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em colaboração com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o número de empresas abertas nos primeiros quatro meses no Brasil atingiu a marca de 1.331.940, um novo recorde. No total, o país apresenta 21 milhões de empresas ativas, das quais 93,7% são classificadas como microempresas ou empresas de pequeno porte.
Com esse crescimento acelerado, torna-se cada vez mais importante estar online. Investir na presença digital do negócio ajuda a divulgar a marca para milhares de pessoas, auxilia no atendimento direto com o cliente e traz um componente estratégico para aumentar as vendas de cada negócio.
1- Site
Possuir uma página na internet é o primeiro passo na digitalização de uma empresa, mas antes de criar o seu site é importante registrar um domínio, com um nome simples e fácil de memorizar. Isso ajuda com que seus clientes possam gravar o nome da sua marca facilmente e acessem o seu site com frequência.
Com o domínio registrado, é hora de começar a trabalhar na criação do site da empresa. Por meio dele o empreendedor consegue ter uma vitrine de seus produtos, serviços e alcançar mais clientes. Um bom site de uma empresa conta com contato, horário de funcionamento e endereço físico do negócio. Por meio do site o empreendedor consegue deixar a página personalizada. A KingHost, por ser um parceiro do empreendedor, possui uma plataforma gratuita para que o empresário possa criar um site do zero, de forma intuitiva e sem necessidade de conhecimento técnico.
2- Email
3- Hospedagem
Com o domínio criado e a construção do site finalizada é hora de hospedar a sua página na internet. Uma hospedagem compartilhada pode ser a primeira opção do empreendedor. É a escolha mais assertiva para quem está buscando presença online pela primeira vez sem precisar de habilidades técnicas avançadas. Outra alternativa é a hospedagem cloud. Ela é indicada para sites com um número considerável de acessos ou para aqueles projetos que estão alcançando um progresso exponencial, com uma audiência crescente.
4- Cuide do atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é uma área extremamente importante para qualquer empresa que oferece serviços. É por meio dele que você irá receber dúvidas, elogios e reclamações de seus serviços. Treinar a sua equipe de atendimento para resolver os problemas de seus clientes é fundamental para que o seu negócio possa crescer e ganhar a fidelidade e confiança do público.
“Os empreendedores que realizarem uma combinação dessas ações terão vantagens competitivas e poderão crescer sua empresa de forma mais robusta. O empreendedor deve ver a tecnologia como uma grande aliada para 2023, garantindo uma escalada saudável do seu empreendimento”, explica Lívia Lampert, gerente de marketing da KingHost.
Fundada em 2006, em Porto Alegre, a KingHost é uma empresa de soluções digitais para profissionais de tecnologia e pessoas empreendedoras, sendo referência em hospedagem de sites.
De Leonardo Grandcha
Fonte Jornal Contabil