O cenário econômico global tem passado por profundas transformações, impulsionando empresas de todos os portes a repensarem suas estratégias de gestão financeira. O Business Process Outsourcing financeiro, mais conhecido por sua sigla BPO, surge justamente como uma oportunidade de mercado crescente e lucrativa para profissionais e empresas que desejam oferecer serviços especializados na área de finanças.
Mesmo com o crescimento do BPO financeiro, uma pesquisa realizada pela Vhsys apontou que 89,5% da sua base de clientes não é adepta a esse tipo de conceito, mostrando que a terceirização de finanças é uma realidade que ainda deve ser abraçada por micro e pequenos empreendedores brasileiros.
De acordo com a especialista em BPO financeiro, gestão e reestruturação de empresas, Dra. Kélen Abreu, esses profissionais são responsáveis por atividades como contabilidade, folha de pagamento, gestão de contas a pagar e a receber, além de conciliações bancárias. “A principal vantagem dessa abordagem é permitir que as empresas foquem em seu core business, enquanto especialistas cuidam das complexidades financeiras”, pontua.
Com regulamentações fiscais e contábeis cada vez mais complexas, muitas empresas estão recorrendo ao BPO financeiro para garantir conformidade e eficiência em suas operações financeiras, criando um ambiente favorável para profissionais experientes que desejam ingressar nesse mercado.
“No entanto, antes de se aventurar no mundo do BPO financeiro, é essencial adquirir conhecimento sólido em contabilidade, finanças e regulamentações fiscais. Cursos de capacitação são a melhor alternativa para se destacar no universo financeiro”, relata.
Outros aliados do sucesso
Kélen acredita que boas estratégias de marketing e uma rede de networking robusta são fundamentais para encontrar o sucesso. “Promover seus serviços é crucial para atrair clientes, isso inclui a participação em eventos da indústria, um site profissional bem divulgado e a utilização das redes sociais para construir uma maior presença on-line. A confiança é um elemento-chave em serviços financeiros e construir relacionamentos sólidos com os clientes é um movimento certeiro”, pontua.
Investir em softwares de contabilidade, sistemas de gestão financeira e outras ferramentas tecnológicas também é fundamental para oferecer serviços eficientes e competitivos. “Os avanços da tecnologia têm desempenhado um grande papel no crescimento do BPO financeiro. Ferramentas de automação e análise de dados estão tornando os processos mais eficientes e precisos, aumentando a demanda por serviços especializados que utilizam essas tecnologias”, revela.
O mundo financeiro está em constante evolução. Estar atualizado sobre as mudanças nas regulamentações fiscais e as tendências do mercado possibilitará um serviço mais embasado. “O BPO representa uma oportunidade de mercado promissora para aqueles que têm conhecimento, experiência e vontade de ajudar as empresas a enfrentar os desafios financeiros. Com as habilidades certas e uma abordagem orientada para cada cliente, é possível construir uma carreira de sucesso nesse setor”, finaliza.
Com informações Agência Carolina Lara Comunicação